CRMV-RS ministra palestra para estudantes da UFRGS
09/04/2024

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) comemora a criação da disciplina “Responsabilidade Técnica Médico-Veterinária na Área de Alimentos” na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A disciplina será eletiva e, de acordo com a professora responsável, médica-veterinária Andréa Troller Pinto, terá o objetivo de apresentar os diferentes órgãos reguladores e fiscalizadores, como os CRMVs e CFMV. Além disso, a proposta é explicar aos futuros profissionais as atribuições e relacionamentos que deverão ter, as redações de defesas administrativas, entre outros assuntos.

Em 25 de março, o Assessor Técnico do CRMV-RS, médico-veterinário José Pedro Soares Martins, ministrou uma palestra sobre a estrutura de fiscalização do Conselho e os procedimentos adotados para fiscalizar estabelecimentos da área de produtos de origem animal.

“A responsabilidade técnica nos estabelecimentos de produtos de origem animal exige do profissional, não somente o conhecimento técnico, como também que ele saiba se posicionar frente à legislação sanitária e a atuação dos órgãos de fiscalização”, destacou o Assessor Técnico do CRMV-RS no evento.

Para o presidente do Conselho, Mauro Moreira, a criação da disciplina reconhece o prestígio e a autoridade dos órgãos de fiscalização e regulação do exercício da Medicina Veterinária. “Uma disciplina para auxiliar e orientar os futuros médicos-veterinários é de suma importância para que estes estejam preparados e conscientes das funções e atribuições das autarquias responsáveis pela fiscalização da profissão. Em nome do CRMV-RS, comemoramos essa nova disciplina”, declarou o presidente.