CNP do Sistema CFMV/CRMVs elege integrantes do Prodes
15/04/2024

O modelo renovado da Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs está pautado pela modernização, eficiência e inovação. O primeiro encontro ocorreu de 3 a 5 de abril, no auditório do Hotel Bahiamar, em Salvador, Bahia.

A CNP adota um novo formato que inclui apresentações e debates sobre questões de âmbito nacional, com o propósito de dinamizar os diálogos, otimizar os processos de trabalho e atender às necessidades do Sistema de forma mais ágil e integrada. Neste contexto, enfatiza-se o compromisso do Sistema CFMV/CRMVs em fortalecer o papel dos médicos-veterinários e zootecnistas na proteção da sociedade.

Ana Elisa Almeida, presidente do CFMV, explica que o novo formato foi concebido visando a modernização do Sistema e o fortalecimento dos conselhos regionais. "A CNP é um espaço para os presidentes se expressarem, buscamos ouvir a todos. Isso nos permitirá construir um Sistema CFMV/CRMVs mais participativo e robusto", destaca.

Durante o evento, foram eleitos os novos membros dos conselhos regionais para comporem a comissão permanente e o conselho fiscal do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes).

A comissão permanente é encarregada de coordenar o Prodes. É composta por membros do CFMV e por dois presidentes regionais, com seus respectivos suplentes, responsáveis por analisar projetos com base em critérios técnicos estabelecidos e propor sua aprovação ou rejeição. Os presidentes do CRMV-RN, Nirley Formiga, e do CRMV-MA, Licindo Pereira, foram escolhidos como titulares, enquanto os presidentes do CRM-AC, Fábio de Moraes, e do CRMV-CE, Daniel Viana, foram eleitos como suplentes.

O conselho fiscal é formado por cinco presidentes regionais e seus suplentes, representando as cinco regiões do Brasil. Responsável por fiscalizar as ações realizadas, terá como membro efetivo o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, e como suplente o presidente do CRMV-PR, Adolfo Sasaki, ambos da região Sul.

O Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária foi estabelecido para destinar recursos exclusivos do CFMV a projetos regionais voltados para fiscalização, infraestrutura, inovação, transparência e ações de fortalecimento estratégico do Sistema como um todo.