Navio transportador de gado vivo é impedido de sair do Porto de Santos
01-02-2018
Após entrar com uma ação civil pública, a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em parceria com o advogado Ricardo Cattani, conseguiu ontem (31) suspender a saída do navio panamense NADA do Porto de Santos, que embarcara cerca de 9.500 cabeças de gado para exportação. A liminar foi concedida pelo Juiz Federal Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Cível Federal de São Paulo. Em virtude da alegação da ONG de que o transporte marítimo de animais vivos caracteriza uma situação de maus-tratos, conferindo uma inconstitucionalidade no Brasil, o juiz autorizou vistoria do navio para elaboração de laudo técnico, a fim de atestar as condições às quais os animais são submetidos."Nos longos trajetos percorridos em alto mar, não é possível garantir nem mesmo os requisitos mínimos de bem-estar animal, e muito menos os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), à qual o Brasil é signatário", afirma Dra. Patrycia Sato, médica veterinária e coordenadora de bem-estar de animais de produção do Fórum Animal. "Estamos atuando contra a exportação de gado vivo desde 2016, apontando as diversas irregularidades dessa atividade, para que não passe mais despercebido pelos brasileiros", acrescenta Patrycia. Em dezembro do ano passado, um carregamento de 27.000 cabeças de gado foi embarcado no mesmo navio em Santos com destino a Turquia, o que gerou grande comoção pública. Em função disso, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) declarou em janeiro suspensão das operações com o transporte de cargas vivas. Entretanto, na última quinta feira (25), voltou atrás na decisão. Já no dia 30, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Santos multou a empresa exportadora Minerva Foods em aproximadamente R$1,5 milhão por irregularidades e maus-tratos no transporte de animais vivos para o porto.