CRMV-RS integra operação contra tráfico de medicamentos de uso veterinário para produção de drogas sintéticas
22/10/2021

A Operação Special K, desencadeada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco)de São Leopoldo, nesta quinta-feira (21) para coibir a distribuição de medicamentos de uso veterinário para produção de drogas sintéticas, contou com a colaboração do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

O médico veterinário de 38 anos, com 13 de atuação na área e responsável pelo delito, foi preso pela prática de tráfico de drogas ilícitas no Vale do Sinos.

Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. De acordo com investigações da Draco, trata-se do maior distribuidor de todo o Rio Grande do Sul de Cetamin, anestésico usado como matéria-prima para fabricação da droga ilícita "K", "Special K" ou "Ketamina”.

A inspeção na clínica foi realizada auxílio do CRMV-RS, que lavrou um auto de infração por questões estruturais inadequadas. Além disso, o número de kits de instrumentais cirúrgicos era incompatível com o número de procedimentos cirúrgicos informados pelo estabelecimento.

Outra inconsistência constatada pela fiscalização do CRMV-RS refere-se ao fato de não haver prontuários condizentes com o número de cirurgias que o estabelecimento alegava realizar.

Para a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, a Operação Special K é mais um exemplo da importância da parceria do Conselho com a Polícia Civil no combate a delitos que colocam em risco a saúde pública. "Além disso, o CRMV-RS cumpre com a sua missão de assegurar exercício exemplar da profissão", destaca.