portugues espanhol ingles
Prefeitura abre credenciamento para clínicas veterinárias parceiras
12/11/2021

Os estabelecimentos médico-veterinários que desejem se credenciar como parceiros da prefeitura de Porto Alegre, para realização esterilização cirúrgica de cães e gatos e identificação por microchip, já podem encaminhar seus documentos para o setor de licitações do órgão. O edital de chamamento público foi publicado, nesta semana, no Diário Oficial de Porto Alegre e tem como objetivo oportunizar a descentralização do serviço de castração na cidade, atualmente feito somente na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav). Através do credenciamento, as clínicas também receberão orientação quanto à guarda responsável e zoonoses de importância em saúde pública.


A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, diz que a parceria “é uma iniciativa louvável da secretária Catiane, que tem realizado um trabalho exemplar no gabinete da causa animal. A possibilidade de termos pontos de atendimento distribuídos ao longo da cidade vai facilitar muito o encaminhamento dos animais de tutores que vivem em situação de maior vulnerabilidade social e aumentar o número de procedimentos realizados”. Segundo ela, os médicos veterinários que estiverem dispostos a prestar esse serviço, além de ajudarem a causa animal, estarão colaborando para a aplicação da medicina veterinária do coletivo. “Eles estarão promovendo a saúde única e trabalhando a medicina veterinária como ela realmente é na sua origem: uma ciência essencialmente profilática”, completou.


A secretária municipal do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, acredita que a iniciativa irá facilitar o deslocamento dos tutores que terão opções mais próximas de suas casas. “Esse novo sistema com a prestação de serviços por parceiros em pontos diferentes espalhados na cidade deverá ampliar a castração de caninos e felinos”, afirma.


Serão analisados os documentos dos interessados que forem recebidos até às 18 horas do dia 13 de dezembro de 2021. 


A lista e os detalhes sobre a documentação necessária para o credenciamento estão disponíveis no edital (endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/smf, no menu “Licitações e Contratos”, submenu “Licitações”, modalidade "Credenciamento"). Os interessados devem providenciar a documentação para habilitação e o cadastramento e enviá-los para licitacoes@portoalegre.rs.gov.br, de acordo com o edital.