Representantes do CFMV visitam Centro de Treinamento Guto Freire
06/05/2022

Para conhecer mais de perto a realidade de manejo e treinamento dos cavalos crioulos no Estado, os membros do Grupo de Trabalho de Esportes Equestres, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), visitaram na tarde de hoje (6), o Centro de Treinamento Guto Freire, em Santo Antônio da Patrulha. A visita servirá de subsídio para a elaboração de uma cartilha voltada para os médicos veterinários e responsáveis técnicos (RT’s), em eventos esportivos, que envolvam equinos. O conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Gilson Santos Buonora, disse que saiu com uma excelente impressão do centro de treinamento: “tudo muito cuidado e funcional e também com a preocupação com o bem-estar animal”.

O proprietário do centro de treinamento e médico veterinário, Guto Freire, disse que a visita do CFMV foi importante para que pudessem conhecer de perto a forma como é feita a lida com os cavalos. “Mostramos como é o manejo no dia-a-dia dos animais, especialmente a nossa preocupação com o bem-estar dos cavalos atletas”, disse. Ele destacou o uso de métodos de proteção, durante os treinamentos, a preocupação em manter os cavalos em ambientes mais próximos possíveis do ambiente natural da espécie, com o uso de piquetes onde os animais possam ser soltos de vez em quando.

Guto, que é o responsável pelo treinamento de cavalos para o Freio de Ouro (tendo ele mesmo vencido a prova por quatro vezes, sendo sete vezes Ginete de Ouro), diz que a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) tem enorme preocupação com a questão do bem-estar dos equinos. “Nas provas, temos a questão de sangue zero: não pode ter marca de sangue nos cavalos. Os animais têm que estar muito bem cuidados”. Guto destaca que, durante as provas, existem fiscais que cuidam de questões de bem-estar, como tempo de treinamento ou o uso de esporas ou relhos.

Sobre a visita dos representantes do CFMV, Guto enfatizou a importância de os RT’s terem mais respaldo, a partir da cartilha que está sendo elaborada. “É importante esse respaldo para nosso trabalho em provas equestres, onde tratamos muito bem os animais. Como forma de defender nosso trabalho, mostrando que os animais são muito bem cuidados e muito bem tratados”.