Semana de homenagens do CRMV-RS aos zootecnistas apresenta o perfil de Emmanuel Veiga de Camargo
10/05/2022

O amor à profissão é o combustível que move Emmanuel Veiga de Camargo a tal ponto de querer compartilhar o conhecimento adquirido na área da Zootecnia. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha (IFF) campus Alegrete desde 2010, Camargo está sempre em busca de conhecimento para compartilhar com os acadêmicos do curso de Zootecnia, do qual é coordenador desde 2019 - cargo que já havia exercido nos anos de 2013 e 2014.

Embora sua vida acadêmica tenha começado com a graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2007, seguida pelo Mestrado em Clínica Médica pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFSM (2009), foi a Zootecnia a área que ele escolheu para obter o título de Doutor. Em 2013, concluiu o Doutorado em Produção Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia pela UFSM.

A escolha pela Zootecnia, conta Camargo, levou em conta não apenas questões de empatia e amor à atividade, mas “o empenho em consolidar o reconhecimento da sociedade a esta magnífica formação”, destaca ele.

“A Zootecnia é uma ciência transversal dentro do ‘Agro’, pois permeia e sustenta os principais pilares da produção animal”, enfatiza o professor. Neste sentido, os zootecnistas precisam manter atenção aos desafios de adequação das práticas de produção animal frente aos acordos mundiais de enfrentamento às mudanças climáticas, às novas realidades dos mercados consumidores e à maior valorização da produção de alimentos de forma ética e sustentável.

Quanto ao preparo dos futuros profissionais zootecnistas, o maior desafio acadêmico, diz o professor, consiste em antecipar as competências e habilidades que o mundo almeja e integralizá-las aos currículos. “Entre elas, podemos destacar a melhora da habilidade com a gestão de pessoas, gestão da logística de insumos e produtos e a permanente sustentabilidade da produção animal”, completa Camargo.