portugues espanhol ingles
Homenagens do CRMV-RS aos zootecnistas segue com o perfil de Pedro Adair Fagundes dos Santos
13/05/2022

Primeiro zootecnista inscrito no Ministério da Educação (MEC), sob o número 1, da folha número 1 e do livro número 1, Pedro Adair Fagundes dos Santos pode se vangloriar de ter sido o primeiro profissional da Zootecnia a ocupar um cargo público. Formado na primeira turma de zootecnistas do Brasil, ele também figurou entre os primeiros profissionais inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

 

“Tenho muito orgulho de fazer parte da primeira turma de formandos em Zootecnia do Brasil e uma vida toda dedicada à atividade pela qual sou um eterno apaixonado”, conta Fagundes, que de tanto amor à zootecnia, acabou “contaminando” dois dos seus três filhos com o apreço à profissão. “Juntos, trabalhamos e aprendemos, pois a Zootecnia é uma profissão dinâmica e que exige atualização constante”. 

 

Desde a formatura em 1970, Fagundes atuou em diversas áreas, como técnico agrícola da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, participou da formação de núcleos de criadores, como de cavalos crioulos, de angus e de brangus no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Nesses anos de profissão, o zootecnista também foi professor na faculdade de Zootecnia da PUC-Uruguaiana, foi jurado de diversas espécies de animais domésticos em cerca de 300 exposições e fez extenso trabalho como assessor técnico no Estado e em Associações.