portugues espanhol ingles
CRMV-RS prestigia Fórum Estadual da Febre Aftosa
18/05/2022

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira, participou na tarde desta quarta-feira (18) do Fórum Estadual da Febre Aftosa, que mantém aceso o debate sobre a doença. Com o tema “Biosseguridade é a chave do avanço”, o evento mostrou medidas importantes a serem adotadas nas propriedades. 

 

Para Moreira, mesmo após o Rio Grande do Sul ter conquistado a certificação internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, é preciso manter a enfermidade em pauta, como forma de conscientizar os produtores sobre a importância da atenção à sanidade animal. “O atual status é uma conquista do governo, mas principalmente dos Médicos Veterinários e servidores que trabalharam incansavelmente para que pudéssemos chegar nesse momento”. Entre os temas debatidos estavam biosseguridade e formas de manter a propriedade protegida, a importância das notificações e as contribuições do setor privado para a manutenção do status sanitário. 

 

O fórum foi organizado pelo Fundesa, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e entidades do Grupo Gestor Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do qual o CRMV-RS faz parte.