CRMV-RS realiza campanha de conscientização sobre importância de doar sangue
14/06/2022

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lança a campanha Cada gotinha faz a diferença em uma vida. “O objetivo é mostrar a importância de doar sangue, como medida para salvar vidas de cães e gatos”, afirma o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

A professora do curso de Medicina Veterinária da Uniritter e médica veterinária, Camila Serina Lasta, diz que a importância de doar sangue na medicina veterinária é a mesma da medicina humana. “Existem muitas doenças que demandam transfusão de sangue, como nos casos de cirurgias gerais, cirurgias oncológicas, em doenças causadas por parasitas sanguíneos, trauma, neoplasias, muitas delas vão cursar com anemia, doenças hepáticas graves, doença hereditárias como hemofilia, animais envenenados também podem precisar de sangue e os felinos com FELV, que é uma doença viral que cursa uma anemia profunda”.

E assim como ocorre na medicina humana, na veterinária é comum os bancos de sangue estarem desabastecidos. Segundo Camila, a situação é ainda mais grave porque, ao contrário do que ocorre na medicina humana, na veterinária, muitas pessoas desconhecem que cães e gatos podem doar sangue. “A população de maneira geral nem sabe que existe banco de sangue, que existe a hemoterapia para animais. Além disso, temos a questão dos tutores não quererem levar os seus animais para doar, por que isso demanda tempo, o fato de os gatos serem mais reativos, desacostumados a sair de casa, então a gente enfrenta mais dificuldade na captação do que o banco de sangue humano”.

Durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância de doar sangue, o CRMV-RS trará informações sobre o processo de doação, quais os requisitos para cães e gatos se tornarem doadores, locais onde doar em Porto Alegre. Acompanhe pelas redes sociais e pelo site do conselho (Clique Aqui).