portugues espanhol ingles
Nota de pesar do CRMV-RS pelo falecimento do médico veterinário Alfredo da Cunha Pinheiro
16/06/2022

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lamenta, com muito pesar, o falecimento do colega Alfredo da Cunha Pinheiro, um dos ícones da Medicina Veterinária por sua dedicação à profissão. O CRMV-RS se solidariza com a família e amigos neste momento de tristeza pela perda desta grande profissional, cuja trajetória deixa um imenso legado.

Natural de Pinheiro Machado, formou-se em Medicina Veterinária pela UFRGS em 1962 e obteve o título de Mestre em Parasitologia e Doenças Parasitárias pelo PPG em Ciências Veterinárias também pela UFRGS, no ano de 1972.

Foi presidente da Sociedade Bageense de Veterinária (Sobave) e era pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sul, Bagé – RS, em Helmintoses de Ruminantes. 

De acordo com as Sobave, Pinheiro publicou 111 trabalhos científicos até 2006, na forma de artigos completos, resumos e comunicações de encontros científicos entre outros. Também ocupou o cargo de diretor científico da Sobave, integrou a Associação Bageense de Criadores de Ovinos, presidiu o Núcleo Bageense de Aberdeen Angus e o Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte, em Bagé. 

Pinheiro também teve participação junto à Associação Rural de Bagé participando de diversas diretorias. Produtor Rural ativo nos movimentos de classe, recebeu a Medalha Assis Brasil (como reconhecimento ao combate da verminose bovina) do governo do Estado do Rio Grande do Sul e o troféu “Homenagem”.

Integrou ainda a Academia Rio-grandense de Medicina Veterinária e foi sócio benemérito do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Dedicou-se a estudas as linhas de pesquisas nas áreas de combate e controle das verminoses em ruminantes; eficácia dos e resistência aos anti-helmínticos e ectoparasiticidas. 

O CRMV-RS se junta à Sobave em sua homenagem: “Dr.Pinheiro deixa um legado importante na pecuária gaúcha e brasileira, deixa um exemplo a ser seguido, um grande profissional, um generoso colega, um chefe de família, um amigo dos amigos, enfim, um grande homem”.