CRMV-RS
CRMV-RS
portugues espanhol ingles
Médicos-veterinários debatem propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde
08/11/2022

Dois eventos de saúde pública, em São Paulo, marcam a preparação da Medicina Veterinária para fortalecer políticas públicas de saúde única. De 8 a 10 de novembro, médicos-veterinários estarão reunidos, em São Paulo, para o IX Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária e o IX Fórum das Comissões de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, cujo tema será “Caminhos para a 17ª Conferência Nacional de Saúde”. Os eventos são organizados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), por meio de suas comissões de Saúde Pública Veterinária. Acesse a programação.

 

O seminário será nos dois primeiros dias, de forma híbrida, com a participação presencial de representantes das comissões de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs. A transmissão ao vivo será aberta ao público pelo canal de YouTube do CFMV. Já o fórum de debates será apenas presencial, restrito às comissões, no último dia da programação.

 

Conferência

 

A iniciativa é uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em julho de 2023. A meta é somar esforços da representatividade de médicos-veterinários das 27 unidades federadas e reunir propostas exequíveis de saúde única para a política nacional de saúde.

 

A finalidade dos profissionais é incluir o médico-veterinário como agente de saúde pública em políticas, legislação, pesquisa e programas de múltiplos setores, bem como em equipes multiprofissionais e transdisciplinares para a promoção integral da saúde humana, animal e dos ecossistemas.

 

O IX Fórum de Saúde Pública Veterinária será o palco de debate sobre o eixo temático da conferência “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, visando ao fortalecimento das ações de vigilância em saúde.

 

O objetivo é contextualizar “O Brasil que temos” e analisar: as ameaças de novos patógenos e o impacto na saúde das pessoas e dos animais, na produção de alimentos, e na biodiversidade; as doenças negligenciadas; as consequências da falta de intersetorialidade e de equipes multiprofissionais e transdisciplinares no enfrentamento dos problemas e decisões na área da saúde.

 

A partir disso, serão delineadas as diretrizes para “O Brasil que queremos”, com propostas viáveis para consolidar as ações de estruturação da vigilância de zoonoses em todo o país.

 

O fechamento do evento será com elaboração e formalização da Carta de São Paulo.

 

Participe e acompanhe pelo canal de YouTube do CFMV.

 

Acesse a programação.

 

Departamento de Comunicação do CFMV