portugues espanhol ingles
No dia Internacional do Gato, o CRMV-RS traz dicas para o bem-estar dos bichanos
17/02/2023

Na data em que se comemora o Dia Internacional do Gato, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) apresenta algumas dicas que ajudam a garantir o bem-estar dos bichanos, que ocupam cada vez mais espaço como parte das famílias.

Os números mostram que foi-se o tempo em que os felinos eram vistos como animais frios e que não interagiam com as pessoas: a população de gatos nos lares brasileiros cresceu mais do que o dobro em relação à de cães nos últimos seis anos, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o País tem mais de 22 milhões de gatos domésticos e a expectativa é de que ultrapasse os 30 milhões em breve.

“Assim como os cães, os gatos necessitam de cuidados especiais”, alerta o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, ao elencar uma série de medidas que são fundamentais no dia a dia dos bichanos. Para falar sobre o tema, o CRMV-RS convidou Raquel Redaelli, médica-veterinária especializada em Medicina de felinos, sócia proprietária da Gatices Hospital Veterinário Exclusivo para Gatos, localizado em Caxias do Sul (RS).

Confira!

# Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o vômito em gatos não é normal. Pode acontecer com mais frequência para a expulsão de bolas de pelos, porém, na fisiologia normal deveriam ser eliminados pelas fezes. Quadros de infecção, inflamações, intoxicação, parasitas, intolerâncias alimentares e tumores podem provocar episódios de vômitos. Também pode ser observada regurgitação, que é a expulsão do conteúdo alimentar ainda dentro do esôfago, que também pode ocorrer por bolas de pelo, por comer muito e muito rápido, mas que também não deve ser considerado normal e quando recorrente, deve ser investigado.

# Arranhar e caçar são hábitos normais e saudáveis dos gatos e devem ser estimulados, disponibilizando arranhadores e brinquedos para tal.

# Ao adotar um gatinho, levar para avaliação veterinária para verificação do estado geral de saúde, teste de FIV e FeLV, orientações gerais de manejo, adaptação ao lar e outros animais, planejamento de antiparasitários, vacinação, castração, etc. O protocolo vacinal deve ser determinado individualmente de acordo com o estilo de vida do paciente, mas hoje orienta-se a iniciar o protocolo do filhote sempre com vacina quíntupla, para proteção do vírus da leucemia felina.

# A alimentação dos gatos deve ser baseada em alimentos de boa qualidade, incluindo alimento seco e úmido, de acordo com a idade. Alimentação natural pode ser formulada com o auxílio de médico veterinário nutrólogo. Os alimentos úmidos são indicados para a manutenção da saúde do trato renal e urinário por manterem a hidratação dos gatos, contribuindo também para a qualidade do pelo e hidratação das fezes. A preocupação que muitos tutores tem com relação ao alimento úmido são pelo nível de sódio e por acharem que o teor calórico é elevado, porém o nível de sódio é calculado para manter as necessidades fisiológicas do felino, e o ter calórico é menor que do alimento seco devido à redução dos níveis de carboidratos, se assemelhando à alimentação natural dos gatos na natureza (ratos, pássaros, peixes etc.)

# A saúde oral dos felinos é fator de essencial importância para a qualidade de vida e sobrevida, pois a doença periodontal e outras alterações dentárias promovem dor crônica, disseminação de bactérias para o organismo e liberação de mediadores inflamatórios para outros órgãos, predispondo a doenças ou dificultando na estabilização de doenças.