Comissão de Pecuária Orgânica do CRMV-RS debate temas de interesse da área
15/03/2023

A Comissão de Pecuária Orgânica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) realizou, na última sexta-feira (10), a primeira reunião do ano e com a participação de novos integrantes. Entre as pautas discutidas está o planejamento das atividades de 2023, começando pela semana do alimento orgânico, no fim de maio, e que irá ter atividades especiais.

Outro tema bastante discutido foi a educação. A comissão falou sobre ações para a inclusão da disciplina obrigatória sobre Pecuária Orgânica no currículo dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia e também sobre a proposta de pós-graduação desta área no Estado.

A reunião contou com a presença da coordenadora da comissão, Angela Escosteguy, Adriano Echaverne, Amanda Motta, Carlos Roberto Vieira da Cunha, Eduardo Dias, Elisa Osmari, Giuliano Barros, Luiza Cheuiche, Márcia Monks Jantzen, Marcos Borba, Michele de Casto Iza e Volnei Weschenfelder (tesoureiro do CRMV-RS). Os convidados também explanaram sobre gripe aviária, recuperação de áreas arenosas do Rio Grande do Sul com manejo de gado, evento sobre a importância do sistema orgânico na criação animal e a criação de uma comissão nacional ou grupo de trabalho sobre pecuária orgânica ou sustentável, vinculado ao Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Participam da Comissão de Pecuária Orgânica médicos-veterinários e zootecnistas que atuam nas seguintes instituições: Instituto do Bem-Estar - IBEM, ICBS/UFRGS, Emater, FURG, Embrapa, Unipampa, Favet/UFRGS e Mapa.