portugues espanhol ingles
“CRMV-RS mais próximo do profissional na Capital e no Interior” percorre municípios da Metade Sul, Campanha e Fronteira Oeste
15/03/2023

Pelotas, Bagé, Alegrete, Uruguaiana e Santiago foram as cidades que receberam, em março, o projeto “CRMV-RS mais próximo do profissional na Capital e no Interior”. O objetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), nesta primeira etapa, é obter um levantamento da realidade local e necessidades específicas junto a associações profissionais organizadas e instituições de ensino de Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

O CRMV-RS leva aos acadêmicos de Medicina Veterinária e Zootecnia o conhecimento de como é o trabalho do Conselho quanto à fiscalização do exercício da profissão, de forma que ingressem no mercado de trabalho com clareza nas suas responsabilidades éticas profissionais.

 

"O compromisso da nossa gestão em estar mais perto dos profissionais se concretiza ainda mais com este projeto, uma vez que ele nos aproxima dos profissionais que estão no mercado e dos futuros profissionais nas universidades de formas distintas”, explica o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, ao destacar que as visitas permitem levar orientações técnicas e também quanto à ética, especialmente no que diz respeito aos compromissos dos profissionais e a atuação como responsável técnico. 

 

“Tenho certeza que teremos um impacto direto na diminuição de instaurações de Processos Éticos Profissionais a partir de uma melhor orientação dos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho", afirma Mauro. 

 

O assessor da presidência do CRMV-RS, Elias Ferreira, reforça a importância do projeto, uma vez que os seminários e palestras são feitos especificamente com base nas necessidades de cada localidade visitada. “Buscamos, em conjunto com as associações, levar informações aos profissionais e, com as instituições de ensino, contribuir para que os futuros profissionais da Zootecnia e Medicina Veterinária conheçam melhor a atuação do CRMV-RS na fiscalização do exercício legal das profissões e sua disponibilidade na orientação técnica aos profissionais quando necessário", ressalta.

 

O projeto contou com a parceria da Associação dos Médicos Veterinários da Zona Sul (Vetesul), Sociedade Bageense de Veterinária (Sobave) e Sociedade Uruguaianense de Médicos Veterinários (Sumeve) e das instituições de ensino Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Medicina Veterinária e Zootecnia, Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp – Bagé), Faculdade Ideau  - Bagé, Urcamp - Alegrete, Instituto Federal Farroupilha ( IFFSul – Alegrete), Universidade Federal do Pampa (Unipampa - Uruguaiana) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Santiago).