Comissão de Pecuária Orgânica do CRMV-RS participa de reunião da CPOrg-RS
17/03/2023

A Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS) realizou reunião ordinária nesta quarta-feira (15),  na Superintendência Federal da Agricultura (MAPA), em Porto Alegre, e promoveu o encontro dos Grupos de Trabalho (GTs) de Comunicação, Eventos e Comercialização, Criação Animal, Controle Social e Produção Vegetal. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul marcou presença nos debates do GT de Criação Animal com a participação do médico-veterinário Eduardo Antunes Dias, que integra a Comissão de Pecuária Orgânica do CRMV-RS.

Um dos temas tratados foi a identificação de gargalos na criação animal orgânica, como a disponibilidade de rações orgânicas, a identificação de mercados consumidores e a comercialização dos produtos orgânicos de origem animal. “Existe a necessidade de organização da cadeia produtiva”, explica Eduardo.
A pauta também contemplou organização de um seminário específico sobre Pecuária Orgânica durante a Semana do Alimento Orgânico que acontecerá de 24 de maio a 6/ de junho. Os integrantes do GT também falaram sobre a distribuição do Manual de Avicultura Orgânica e sobre os desdobramentos da influenza aviária, uma vez que a CPOrg-RS está aguardando a manifestação oficial do MAPA sobre orientações para as criações orgânicas de aves.

Em funcionamento desde 2006, a Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul é composta por organizações da sociedade civil e do governo com histórico e ações em agroecologia e produção orgânica. Para formação da Comissão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece um amplo processo que se inicia com o cadastramento das organizações da sociedade civil interessadas, passa pela definição das organizações governamentais e finaliza-se com a publicação da Portaria de composição, instalação e funcionamento da CPOrg.