CRMV-RS realizará solenidade de concessão de carteiras profissionais no dia 30 de março em Santa Maria
29/03/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) realizará, no dia 30 de março, solenidade de concessão de carteiras profissionais em Santa Maria. O evento será realizado na sala Cláudio Mussoi, no prédio 42, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A cerimônia será conduzida pelo presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

Para receber o documento, é preciso fazer agendamento prévio da retirada das carteiras. Basta acessar o link Retirada da 1º Carteira Profissional, verificar se o nome consta na lista, confirmar o CPF, baixar a cartilha e comparecer ao local para retirar o documento.

Aqueles que realizaram a inscrição profissional a partir de 1º de janeiro de 2023 receberão a cédula digital de identidade profissional (e-CIP). Já quem fez a inscrição até 31 de dezembro de 2022 receberá a carteira física. O manual para fazer a primeira inscrição está disponível em Manual de 1° Inscrição. Para fazer o download do documento, é preciso acessar o Sistema Siscad, no link Siscad WEB.

A e-CIP visa modernizar a versão física para o formato de cartão, substituindo o papel por um material mais resistente e durável. As novidades estão na Resolução CFMV nº 1.475. Por dois anos, os profissionais que fizerem o recadastramento digital, de forma voluntária, receberão a nova cédula de identidade profissional gratuitamente.

“Os profissionais também terão acesso a uma versão digital do documento acessível pelo aplicativo do CFMV”, informa o presidente do CRMV-RS, ao destacar a importância da inovação e também da cerimônia como um momento importante de esclarecimento para os recém-formados em Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Consideramos fundamental apresentar a quem está entrando no mercado profissional o papel que o CRMV-RS terá em suas vidas profissionais, uma vez que só poderão exercer a Medicina Veterinária e a Zootecnia aqueles que estiverem regularmente inscritos no Sistema CFMV/CRMVs”, ressalta o dirigente.

Mauro afirma que, mais do que uma obrigação legal, contar com um conselho significa dispor de um rigoroso controle das atividades profissionais, uma vez que cabe aos CRMVs orientar, fiscalizar, disciplinar e supervisionar o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia em defesa dos interesses da sociedade.