CRMV-RS promove, em Marau, evento que debaterá a importância da saúde única
30/03/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) realizará, no dia 11 de abril, o 1° Encontro sobre Saúde Única, que contará com cinco palestras sobre temas com o objetivo orientar e enaltecer o importante trabalho do Médico-Veterinário na saúde única.  As palestras serão na Casa de Cultura na cidade de Marau/RS (Rua Irineu Ferlin, 476 – Bairro Cidade Alta). O encontro é organizado pela Comissão de Saúde Única do CRMV-RS, coordenada pela Médica Veterinária Dra. Flávia Bornancini Borges Fortes. As inscrições podem ser feitas através do link Formulário de Inscrição. E a programação completa no link Programação. Confira o serviço abaixo:

Serviço:
O que: Um mundo, uma saúde: 1° Encontro sobre Saúde Única
Quando: 11 de abril, das 08:00h às 18:00h
Onde: Casa de Cultura na cidade de Marau/RS (Rua Irineu Ferlin, 476 - Cidade Alta, Marau/RS)
Coordenadores do evento: Comissão de Saúde Única do CRMV-RS

Atividades a serem desenvolvidas:

07:30 - Credenciamento
08:00 - Abertura: Méd. Vet. Mauro Moreira, Presidente do CRMV-RS
08:15 - Temática: Um mundo, uma saúde: qual o papel do médico veterinário na Saúde Única?- Palestrante: Med. Vet. Dra. Flávia Bornancini Borges Fortes.
08:45 - Temática: Atualizações sobre a Esporotricose - Palestrante: Med. Vet. Dr. Flavio Silveira.
10:00 - Coffee break
10:15 - Temática: Atualizações Mormo no RS - Palestrante: Med. Vet. Dra. Gustavo Nogueira Diehl
13:30 - Credenciamento
14:00 - Temática:  Influenza aviária de alta patogenicidade.- Palestrante: Med. Vet. Dra. Ananda Paula Kowalski
15:30 - Coffee break
15:45  - Temática: Raiva no RS e o conceito Saúde Única - Palestrante: Med. Vet. Dra. Aline Alves Scarpellini Campos

Palestrantes e currículos:

Med. Vet. Dra. Flávia Bornancini Borges Fortes

Médica Veterinária formada pela ULBRA, Mestre em Ciências Veterinárias pelo PPGVET/UFRGS, tem pós-graduação em Diversidade e Conservação da Fauna pela PPGBAN/UFRGS e hoje é especializanda em Saúde Pública pela FAMED/UFRGS. Fiscal Estadual Agropecuário atuando na Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação desde 2008, tendo trabalhado em diversas Inspetorias de Defesa Agropecuária até 2015, quando foi convidada a compor a Coordenação do Programa Estadual de Sanidade Avícola, onde esteve até 2020. Foi Chefe Substituta da Divisão de Defesa Sanitária Animal (2019-2021) e hoje desempenha suas atividades na Seção de Epidemiologia e Estatística. Atualmente é presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-RS.

Med. Vet. Dr. Flávio Silveira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Bolonha - Italia (2019). Tem ampla experiência em microbiologia onde pode trabalhar com isolamento, cultivo, identificação e biologia molecular de fungos, bactérias e vírus. Participa de projetos de pesquisa na área de patologia aviaria onde vem trabalhando na caracterização de fatores de patogenicidade e genômica de vírus de importância aviária no Brasil e na Itália.

Med. Vet. Dr. Gustavo Nogueira Diehl

Fiscal Estadual Agropecuário, Médico Veterinário Formado na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestre em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS (2005), atualmente Responsável pelo Programa de Sanidade dos Equídeos da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI).

Med. Vet. Dra. Ananda Paula Kowalski

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Residência pelo Programa de Residência em Área Profissional da Saúde - Medicina Veterinária - Sub-área: Medicina Veterinária Preventiva - UFSM e Mestrado na área de Sanidade e Reprodução Animal pelo Programa de Pós- graduação em Medicina Veterinária (UFSM).É Fiscal Estadual Agropecuário pela SEAPI desde 2014 e desde 2019 atua na coordenação do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Med. Vet. Dra. Aline Alves Scarpellini Campos

Médico Veterinário pela Universidade Aline Campos é médica veterinária graduada pela Universidade Federal Fluminense, possui especialização em Epidemiologia e Controle de Endemias, Mestrado e Doutorado em Virologia. Iniciou a trajetória na Secretaria Estadual da Saúde na Coordenadoria Regional de Saúde de Cruz Alta e desde 2016 atua na Divisão de Vigilância Ambiental do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Participou do Treinamento Profissional em gerenciamento de Emergências em Saúde Pública, em Atlanta – Estados Unidos, coordenado pela Divisão de Operações de Emergência do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.