Inscrições abertas para o curso gratuito “O Médico-Veterinário RT e sua atuação em ciência de animais usados em pesquisa’’ em Porto Alegre
24/05/2023

Porto Alegre será palco, nos dias 27 (das 8h30min às 17h) e 28 de maio (das 8h30min às 11h), do curso “Médico-Veterinário RT e sua atuação em ciência de animais usados em pesquisa”. A qualificação é gratuita com limite de 130 vagas e será realizada, de forma presencial, no Hotel Quality, (rua Comendador Caminha, 42 – bairro Moinhos de Vento). As inscrições já podem ser feitas pelo link do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no link.  A ideia do curso surgiu com o lançamento do Manual de Responsabilidade Técnica em Ciência dos Animais usados em Pesquisa (Biotérios), em setembro do ano passado. A publicação foi feita pelas duas instituições e tem o objetivo de esclarecer os limites de atuação do médico-veterinário na área técnica de biotérios. A programação conta com participação de renomados professores e pesquisadores que abordarão assuntos como ética, bem-estar dos animais, avaliação das instalações (alojamento, ambiência, enriquecimento ambiental), modelo animal, doenças e suas prevenções, analgesia, anestesia e eutanásia, legislações, análise de risco e biossegurança, dentre outros temas. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação (CONCEA), e também será realizada em Brasília, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro em datas distintas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail para: concea@mcti.gov.br.