portugues espanhol ingles
CMRV-RS participa da apresentação da Rede de Proteção Animal de Santa Maria ao Ministério Público Estadual
12/12/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) participou na terça-feira (28) de reunião na sede do Ministério Público Estadual (MPE-RS), juntamente com diversas autoridades, para acompanhar a apresentação do projeto Rede de Proteção Animal, de autoria de Médicos-Veterinários da Prefeitura Municipal de Santa Maria. O projeto é a contraproposta do município a um Inquérito Civil que questiona a ausência de local para acolhimento municipal de animais de pequeno porte, bem como a implementação de Leis municipais para a Central de Controle e Bem Estar Animal e para a microchipagem.

A proposta da Rede de Proteção Animal integra a expertise, histórico e cultura das entidades de proteção animal e dos protetores independentes à Administração Pública. Com isso, será possível identificar, cadastrar e licenciar os pequenos abrigos privados de animais transformando-os em Lares de Isolamento e Quarentena e Lares Temporários, que homologados receberão apoio e suporte para vacinas, vermífugos, microchips, ração, castração e o apoio veterinário, a ser realizado por profissionais que hoje atuam junto às entidades de proteção animal.

O projeto é de autoria dos Médicos-Veterinários Alexandre Soriano Caetano (Meio Ambiente) e Carlos Flávio Barbosa da Silva (Saúde), da Prefeitura Municipal de Santa Maria. A Medicina Veterinária, por excelência, é a área central deste tema, devido a sua formação acadêmica capaz de integrar o homem, o ambiente e os animais de forma harmoniosa, visando identificar os problemas, priorizá-los e propor as medidas necessárias e adequadas para a solução.

O CRMV-RS foi representado pela conselheira titular, Médica-Veterinária Maristela Lovato, e pelo coordenador técnico da Fiscalização, Médico-Veterinário Mateus Lange. "É um projeto extremamente importante, pois os princípios desse trabalho são os preconizados para um programa efetivo de manejo populacional", destacaram sobre o projeto.