CRMV-RS esteve presente na celebração de 55 anos dos conselhos de Medicina Veterinária, os 90 anos da regulamentação da profissão e da primeira mulher a presidir o CFMV
19/12/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) esteve participando da solenidade de celebração dos 55 anos da Lei nº 5.517/1968, que criou os conselhos de fiscalização da Medicina Veterinária, hoje intitulados Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs); os 90 anos do Decreto nº 23.133/1933, que regulamentou a Medicina Veterinária no Brasil; e a eleição de Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, primeira mulher a presidir o CFMV. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (15) no Senado Federal, em Brasília (DF).

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, esteve presente na celebração. Ele, que através do diálogo com a diretoria executiva eleita, conquistou, após muitos anos, a representatividade do Rio Grande do Sul na composição da Gestão 2023-2026 do CFMV. A Médica-Veterinária Lilian Müller, então conselheira do CRMV-RS, vai fazer parte dos conselheiros efetivos do CFMV durante a nova Gestão. “Esta conquista é um marco importante para a profissão e para a região. Estar representado na mesa do Conselho Federal com certeza vai trazer muitos benefícios significativos para os profissionais e será de extrema relevância para garantir que nossas reivindicações sejam ouvidas”, disse o presidente Mauro Moreira. “Reforço a importância de nos mantermos unidos e continuarmos lutando pela valorização dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. Confio que a nova Gestão será de excelência e vamos colaborar para garantir isso”, completou, parabenizando a eleição da agora presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

“Fico muito lisonjeada e empenhada em fazer um grande trabalho pela classe. Nossa meta, é cada vez mais fortalecer essas profissões, trabalhar pelo setor produtivo, sanitário, preservação ambiental  e saúde única”, garantiu a nova conselheira do CFMV, Lilian Müller.

Quem é Lilian Muller?

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1999), com ênfase em Reprodução Animal e MBA em Agronegócio pela Universidade Católica de Pelotas (2022). Atua como inspetora de registro zootécnico nas Associações de Criadores de Gado Holandês e de Jersey do RS, e da raça Pônei da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei. Tem experiência na docência como professora substituta da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais da Faculdade de Veterinária da UFPel e professora substituta da disciplina de Histologia, do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente ministra aulas de Auxiliar de Veterinário de Grandes Animais, para jovens que pretendem se qualificar em atividades pecuárias. Além disso, é produtora rural, grande incentivadora da mulher no Agro e atua há mais de 30 anos na bacia leiteira da região Sul do RS, com experiência em cooperativas e indústrias lácteas, na captação de leite, programas de qualidade do leite e de produção animal.

Estiveram presentes na cerimônia: