CRMV-RS participa do Plano Estadual de Resposta à Fauna
31/05/2024

O governo do Estado apresentou, na manhã desta sexta-feira (31), o Plano Estadual de Resposta à Fauna, que contou com a contribuição do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). "O encontro de hoje foi para sacramentar uma ação do Estado com o aval das instituições de ensino superior e, concomitantemente, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, que envolvam a ação técnica dos diferentes setores nos quais a Medicina Veterinária está envolvida diretamente", afirma o conselheiro do CRMV-RS, Flávio Gomes de Oliveira, que representou a autarquia, juntamente com a vice-presidente, Regina Costamilan, do lançamento do plano. Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora da  Comissão de Animais Silvestres, Exóticos e de Desastres, Michelli Westphal de Ataide, e as integrantes da Comissão, Moira Ansolch ne Gleide Marsicano.

O Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna viabiliza a organização, orientação e a fiscalização dos abrigos, com relação aos animais de companhia, tentando, de alguma forma, encontrar os seus tutores, porque as fases de resgate e acolhimento passaram e agora é a fase pós-desastre, que consiste em achar os tutores e fazer a organização desses animais. "É fundamental a participação do CRMV-RS como 'olhos da profissão', da atuação. E também há de se louvar o braço da educação com o envolvimento das instituições de ensino superior neste plano, no qual o mapeamento e o controle das castrações - quando necessárias - serão feitos por profissionais da área médico-veterinária  dentro das instituições de ensino superior.", destaca Flávio, ao mencionar também as secretarias de Estado envolvidas, ONGs e voluntários que têm feito toda a diferença no enfrentamento às consequências da tragédia histórica provocada pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul.

"Foi um evento inovador, dentro do sistema, que realmente vai trazer um ganho para todos os setores, aonde envolve aquilo que é o mais saudável para nós neste momento, que é a Saúde Única. Um movimento da saúde animal, humana e ambiental. Então acredito que é um marco, no meu ponto de vista, com relação a uma ação governamental chancelada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária", enfatiza o conselheiro.