CRMV-RS reforça a importância da contratação emergencial de médicos-veterinários durante calamidade pública no Rio Grande do Sul
05/06/2024

As enchentes que atingiram o Estado no mês de maio deixaram um rastro de destruição em quase todos os municípios gaúchos. O momento exige medidas emergenciais para mitigar o impacto desta tragédia histórica, o maior desastre climático já registrado no Rio Grande do Sul. Neste cenário, a ação de médicas e médicos-veterinários é essencial, uma vez que são eles os profissionais habilitados a cuidar da saúde humana e animal.

Em resposta à devastadora situação de calamidade pública, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-RS), Mauro Moreira, enviou ofício a todas as prefeituras do Estado solicitando a contratação emergencial de médicos-veterinários. O documento solicita, além da contratação emergencial, que o Conselho seja integrado ao Comitê responsável pela gestão dessas contratações. “Também nos colocamos à disposição para treinamento dos profissionais contratados para trabalhar em abrigos”, disse o dirigente.

No documento, o presidente do CRMV-RS destaca a necessidade de seguir rigorosamente a legislação vigente na contratação de profissionais da área. “É imperativo que, no momento da contratação emergencial, sejam observados todos os cuidados necessários para garantir que os profissionais envolvidos estejam devidamente regulamentados e aptos para o exercício da profissão. Isso assegura a qualidade do atendimento prestado e a proteção dos próprios profissionais”, afirma Mauro Moreira.

O CRMV-RS também expressou sua disponibilidade para contribuir no planejamento de ações que minimizem os impactos da catástrofe, tanto para os animais quanto para a classe veterinária. “Estamos prontos para colaborar com as autoridades municipais na elaboração de estratégias que garantam a saúde humana e o bem-estar animal e o suporte adequado aos médicos-veterinários durante este período crítico”, destaca Mauro Moreira.