Palestra: As ações do CRMV-RS no enfrentamento à enchente no Estado
28/08/2024

Durante as atividades na Casa do Médico Veterinário nesta terça-feira, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira, destacou o papel fundamental de zootecnistas, médicas e médicos-veterinários Rio Grande do Sul e de todo o Brasil que atuaram de forma voluntária no enfrentamento à crise provocada pelas enchentes no estado gaúcho. "A ajuda prestada por esses profissionais foi essencial para garantir o bem-estar dos animais em meio a uma situação tão desafiadora", afirmou Mauro.

Desde a instauração do Gabinete de Crise pelo CRMV-RS, em 6 de maio, o Conselho coordenou o resgate de mais de 20.000 animais, em parceria com ONGs, voluntários e médicos-veterinários. Além disso, o CRMV-RS articulou a liberação de profissionais para atuar em um corredor humanitário e direcionou mais de 600 médicos-veterinários e zootecnistas voluntários para abrigos em diversas cidades do Estado.

O presidente também destacou a importância da instalação do Hospital Veterinário de Campanha em Canoas e as doações recebidas, que somaram mais de 150 toneladas de ração, 200 toneladas de feno, além de vacinas e produtos veterinários. "O compromisso e a solidariedade de todos foram fundamentais para superar esse momento crítico", pontuou Mauro, ao destacar que ainda há muito a ser feito e que é preciso ter políticas públicas específicas para momentos de crise.

Falar sobre o que ocorreu no Rio Grande do Sul é fundamental para que as pessoas entendam o protagonismo do CRMV-RS e, principalmente, dos profissionais voluntários que se superaram para o bem-estar dos animais.

O CRMV-RS convida todos os profissionais e estudantes a estarem junto à Casa do Médico-Veterinário no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.