portugues espanhol ingles
Plano regula transporte aéreo de pets e destaca papel do médico-veterinário
17/01/2025

O Plano de Transporte Aéreo de Animais (PATA), um conjunto de diretrizes voltado a garantir o cuidado e a segurança de animais durante viagens de avião, lançado pelo governo federal em outubro passado, conta com os serviços veterinários como parte essencial para garantir o correto embarque dos animais de estimação.


Uma das principais medidas do plano é a disponibilização de serviços veterinários para emergências, garantindo que os animais recebam assistência adequada quando necessário. Outro ponto importante é o dispositivo técnico que permite a rastreabilidade dos pets, no qual prevê a identificação e o acompanhamento de todas as etapas do transporte aéreo, desde o embarque até o desembarque, seja por câmeras, tecnologia de localização e aplicativos de monitoramento, entre outros.


De acordo com o governo federal, cerca de 80 mil animais transportados anualmente, precisamos garantir que as empresas aéreas se responsabilizem por esses trajetos, com a qualificação de seus profissionais e pelo monitoramento do transporte do animal, incluindo apoio médico-veterinário para minimizar o estresse dos animais, se for necessário.


\"Os médicos-veterinários desempenham papel central no processo, oferecendo conhecimento técnico indispensável para reduzir riscos à saúde dos animais e assegurar um transporte mais seguro. A iniciativa reforça a importância de regulamentações que priorizem o bem-estar dos pets e a atuação de profissionais capacitados para garantir o cumprimento das normas\", destaca o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira.