
O primeiro Fiscalização em Foco de 2025 apresenta um levantamento sobre o trabalho realizado pela Unidade de Fiscalização Profissional do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) ao longo de janeiro.
Para o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, os números refletem a dedicação da autarquia em garantir que os serviços sejam prestados com qualidade e dentro das normativas. “A fiscalização é um instrumento fundamental para assegurar boas práticas profissionais, proteger a sociedade e valorizar a Medicina Veterinária e a Zootecnia”, destacou.
No período, foram percorridos 9.398 quilômetros em todo o Estado, abrangendo diversas regiões. O trabalho resultou na fiscalização de 476 empresas, das quais 26 foram autuadas por falta de registro, 81 por ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica e 81 por não atenderem aos requisitos estruturais exigidos para os serviços veterinários. O CRMV-RS também recebeu 75 denúncias, das quais 44 foram atendidas ao longo do mês.
Foram elaborados 22 Termos de Fiscalização e 301 Termos de Constatação. No que se refere aos profissionais, 116 médicas e médicos-veterinários e zootecnistas foram fiscalizados, resultando na emissão de 114 Termos de Constatação, um Auto de Infração e um Termo de Orientação.