portugues espanhol ingles
CRMV-RS participa de ação em clínica veterinária clandestina em Sentinela do Sul
27/02/2025

Uma operação conjunta do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Brigada Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária da Prefeitura de Sentinela do Sul resultou no fechamento de uma clínica veterinária clandestina no município.


Durante a ação, dois médicos-veterinários foram presos em flagrante enquanto realizavam a castração de um cachorro em condições inadequadas. O local funcionava sem registro e sem a presença de um Responsável Técnico (RT), profissional fundamental para garantir a segurança dos procedimentos veterinários e a conformidade com normas sanitárias e que deve estar alinhado com o Código de Ética da profissão.


A fiscalização do CRMV-RS encontrou diversas irregularidades graves. A falta de higiene e de estrutura mínima para a realização de procedimentos cirúrgicos coloca em risco não apenas os animais atendidos, mas também a saúde pública. Locais clandestinos como esse favorecem a disseminação de zoonoses – doenças transmissíveis entre animais e humanos – como a leptospirose, a esporotricose e a raiva, além de aumentarem o risco de infecções hospitalares.


Os medicamentos vencidos e substâncias de uso controlado armazenadas de forma inadequada estão sendo checados e listados pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Sentinela do Sul.


 “Reforçamos nosso compromisso com a ética, a proteção animal e a segurança da sociedade, destacando que a presença de um RT é essencial para garantir que estabelecimentos veterinários operem de forma responsável e segura”, destaca o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.


O Conselho orienta que denúncias de maus-tratos e exercício ilegal da profissão sejam encaminhadas pelos canais oficiais para que medidas sejam tomadas.


A atuação em conjunto das autoridades mostra a importância de coibir práticas irregulares que comprometem o bem-estar animal e representam riscos à saúde da população. O CRMV-RS segue atento e reforça que a responsabilidade técnica e a estrutura adequada são essenciais para um atendimento veterinário seguro e de qualidade.


Principais responsabilidades do RT


Garantir que as práticas da empresa estejam de acordo com as normas de saúde, bem-estar animal e segurança alimentar


Fiscalizar o cumprimento das exigências legais pelo estabelecimento


Realizar cursos de capacitação de pessoal


Proceder a procedimentos preventivos e corretivos


Registrar administrativamente os seus atos


Aprovar e rejeitar produtos e serviços destinados ao consumidor


Apontar vícios e defeitos


Participar das decisões técnicas da empresa


Atuação do RT


O RT deve estar alinhado com o código de ética do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e com outras leis.



Fiscalização


O RT deve renovar a sua ART a cada 12 meses, pois, caso contrário, o seu registro será cancelado automaticamente.