
No sábado (1º/11), o advogado e controlador interno do CRMV-RS, Lucas de Souza Dias, ministrou a oficina “Escuta ativa e adimplência cidadã” durante o 1º Congresso Estadual das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, promovido pelo Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do Estado.
A atividade destacou como o diálogo, o acolhimento e a empatia podem fortalecer o vínculo entre instituições e cidadãos, promovendo uma relação de confiança e comprometimento mútuo. 💬🤝
Tópicos
1 - Do controle à confiança: por que a relação importa? Construindo valor público por meio da empatia e do diálogo.
2 - O acolhimento como ferramenta estratégica Atendimento humanizado para reduzir barreiras e aumentar o engajamento.
3 - Escuta ativa e participação cidadã Como ouvir de forma efetiva gera compromisso e fortalece a adimplência.
Além da palestra, servidoras e servidores do CRMV-RS participaram do Congresso com o objetivo de aprimorar conhecimentos e trocar experiências sobre temas estratégicos abordados nos painéis, como fiscalização, reforma tributária, poder de polícia administrativa, transparência, LGPD e políticas públicas.
“Este congresso representa um marco para o fortalecimento do diálogo e da atuação conjunta entre os Conselhos e Ordens profissionais do Rio Grande do Sul, promovendo a troca de experiências e a construção de soluções integradas para temas que impactam diretamente o exercício profissional e a sociedade”, destacou José Pedro Soares Martins, assessor técnico do CRMV-RS, coordenador-geral do Fórum-RS e integrante da Comissão Organizadora do Congresso.
O congresso reuniu representantes de mais de 30 Conselhos e Ordens, que juntos representam centenas de milhares de profissionais liberais e mais de 150 mil pessoas jurídicas em todo o Estado — um marco no fortalecimento das profissões regulamentadas e no diálogo entre as entidades.
“Eventos como esse fortalecem a integração entre os Conselhos, promovem o aperfeiçoamento dos profissionais e reafirmam o compromisso das entidades com a ética, a transparência e o interesse público”, destacou o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.