15 de Outubro - Dia do Professor
15/10/2020

*Por Gerson Garcia, professor da UFSM e coordenador da Comissão de Ensino em Zootecnia do CRMV-RS

Referências,

Tanto na ciência quanto na vida, as referências são parte importante de toda a formação do ser humano. Na ciência servem de base para defendermos nossas hipóteses, em que pese sempre é importante também referenciar o contraditório. Na vida, as referências inspiram, transformam e servem de exemplo para copiarmos e tentarmos chegar o mais próximo possível.

Minhas referências começaram em casa, com aqueles que transmitiram, aos seus 3 filhos, os conceitos de humildade, sensibilidade, honestidade e união familiar. Meus primeiros professores, mesmo sem diploma acadêmico, sempre acreditaram na educação como forma de transformação de vida.

Essa formação foi fundamental para ingressar no Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Foram décadas de estudo em instituições públicas, conhecendo e valorizando cada detalhe, percebendo o esforço, a luta e a dedicação de cada docente com quem tive o prazer de conviver.

Numa época em que o professor é visto como inimigo da nação, cujas conquistas do passado são questionadas por uma sociedade cada vez mais contraditória, palavras como as descritas acima fazem a gente continuar acreditando, de que só a educação é capaz de transformar.

Nós, professores, não trazemos ideologia, nós discutimos o contraditório, aceitamos a divergência porque é assim que as pessoas crescem, mas, sem concessões, defendemos a democracia com respeito, sem insultos e ataques a vida privada.

Na minha vida tive o privilégio de ter muitas referências no sentido positivo. Oxalá, sem qualquer tipo de prepotência, a gente também possa estar servindo de inspiração para uma sociedade mais humana e com oportunidades iguais para todos.

E hoje é Dia do Professor. De repente recebo uma série de mensagens, muitos agradecimentos, alguns diretamente a mim, outros dirigidos a toda a categoria. De repente o professor se torna o centro das atenções, o ser mais importante do mundo. Respeito todos os meus professores, assim como respeito qualquer ser humano, mas sou muito mais grato àqueles que foram um pouco além do simples ato de ensinar e se tornaram meus educadores e referências.

Parabéns, professor! Neste 15 de outubro, só você pode fazer a diferença na vida das pessoas.