CRMV-RS CRMV-RS


CRMV-RS aprova projeto de castração apresentado pela Prefeitura de Uruguaiana
28/10/2020

A população de cães e gatos tem crescido desenfreadamente e acabou se tornando um problema de saúde pública. Para resolver essa questão, a Prefeitura Municipal de Uruguaiana encaminhou para aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), a criação do Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos para Controle Populacional. 

 

O Conselho é o responsável por verificar estes projetos no Estado e autorizá-los se estiverem de acordo com o exigido pela legislação. Para tanto, a apresentação dos projetos de castração devem estar de acordo com a Resolução 14 do CRMV-RS e a Resolução 962 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

 

A iniciativa busca conter o crescimento acelerado da população animal, diminuir os índices de maus-tratos, abandono e acidentes associados a atropelamentos e mordeduras por parte desses animais. 

 

Além de promover o controle populacional de cães e gatos provenientes de famílias carentes, a castração ainda pode trazer outros benefícios para o animal e para o seu tutor, como a diminuição de fugas de para a rua para procriar e doenças que acometem animais não castrados. 

 

“Esterilizar cães e gatos diminui a proliferação de animais abandonados, mas é de extrema importância que as castrações sejam acompanhadas de uma orientação. O CRMV-RS está à disposição para auxiliar nessas questões”, afirma a presidente do Conselho, Lisandra Dornelles.





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br