CRMV-RS
CRMV-RS


Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa acontece hoje
03-12-2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), representado pelo seu Assessor Técnico Veterinário, José Pedro Soares Martins, acompanhará nesta quinta-feira (3) o Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa a partir das 14h. O evento online será transmitido ao vivo no Youtube e Facebook da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (https://bit.ly/2KXIVb3).

 

O objetivo do evento é mostrar as medidas que estão sendo adotadas para alcançar o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação e as perspectivas de mercado para o setor produtivo da carne.

 

Outro tema que será abordado são as perspectivas comerciais para proteína animal nas zonas livres sem vacinação. Os convidados serão o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, pelo setor privado e, pelo setor público, o secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Márcio Rezende.

 

A importância da notificação

 

Mesmo que alguma suspeita seja descartada clinicamente pelo médico veterinário que atende a propriedade é importante que essa notificação seja lançada no sistema do Serviço Veterinário Oficial para confirmação de que não se trata de febre aftosa. Na maioria das vezes não é necessário fazer a coleta de material para análise em laboratório, mas a comunicação é indispensável para contabilizar os atendimentos às suspeitas e, no caso de uma eventual ocorrência da doença, poder ser feita uma detecção precoce e adoção das medidas necessárias para evitar a disseminação. Mesmo quando necessária coleta de material, os resultados são muito ágeis, em torno de quatro dias para ter o resultado.

 

Canais para contato com o Serviço Veterinário Oficial e notificação:

 

Secretaria da Agricultura (51) 3288-6200

WhatsApp DDA (51) 98445-2033 (salve na sua agenda do celular)

E-mail: notifica@agricultura.rs.gov.br

Ministério da Agricultura: 0800 7041995

e-Sisbravet: http://bit.ly/34plzjE.

 

O Ministério da Agricultura (MAPA) divulgou recentemente o Plano de Vigilância Para Febre Aftosa, 1ª edição. Confira: https://bit.ly/3qwhdCT.

 

*Com informações da jornalista Thaís D'ávila (FUNDESA)





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - B. Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br