CRMV-RS CRMV-RS


Conselho envia ofício às Prefeituras do Rio Grande do Sul pela garantia da vacinação de médicos veterinários
22/01/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) enviou, nesta sexta-feira (22), um ofício às Prefeituras Municipais do Rio Grande do Sul solicitando a garantia de vacinação de médicos veterinários contra a covid-19. De acordo com a Resolução nº 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde, a Medicina Veterinária faz parte do rol de profissões da área da saúde. Ainda, é preciso entender que a 1ª fase de vacinação contra a covid-19 é destinada aos profissionais da linha de frente, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, como define o Ministério da Saúde. Após a vacinação deste grupo prioritário, com a avaliação de cada estado ou município, serão vacinados os demais profissionais de saúde, como os médicos veterinários. 

O documento ressalta a atuação dos médicos veterinários em diversas frentes, inseridos nos estabelecimentos prestadores de serviços, como consultórios, clínicas e hospitais veterinários, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna suscetíveis à doença.

O ofício cita o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e o Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, de 18 de janeiro, o ofício aponta para a definição utilizada no Anexo 1, a qual reafirma que os trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Diante disso, o CRMV-RS solicita que em todos os locais de vacinação seja disponibilizada a vacina e orienta que para ter direito, basta o médico-veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional. 





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br