CRMV-RS CRMV-RS


CRMV-RS envia nota de esclarecimento sobre reportagem à RBS TV
09/02/2021

Reportagem veiculada pelo portal G1 e transmitida no Bom Dia Rio Grande, na RBS TV, nesta segunda-feira (8), gerou polêmica e levou o CRMV-RS a enviar uma nota de esclarecimento à emissora.

 

Confira o texto:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VACINAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS

 

Em virtude da reportagem “Prefeitura de Alegrete vacina veterinários e educadores físicos contra a Covid-19; MP pede esclarecimentos”, que foi ao ar no Bom Dia Rio Grande desta segunda-feira, (8/2) e veiculada no portal G1, gostaríamos de esclarecer os seguintes pontos:

 

- Na referida reportagem, a jornalista diz que “até veterinários estão sendo vacinados”, como se a categoria não estivesse entre os profissionais da saúde. De acordo com a Resolução CNS 218 de março de março de 1997, o médico veterinário é considerado profissional da saúde, o que inclui a categoria neste grupo-alvo, de acordo com o calendário de vacinação estipulado pelas autoridades de saúde.

 

- Quando iniciou o combate à pandemia no Brasil, o Ministério da Saúde convocou categorias de profissionais da área da saúde, incluindo médicos veterinários, para se cadastrarem em um programa e realizarem um curso preparatório para que fossem chamados a atuar na linha de frente, caso necessário.

 

- Isso porque o médico veterinário é o único profissional habilitado a atuar com saúde única, conceito formado por três pilares indissociáveis, que são a saúde humana, animal e ambiental. Os médicos veterinários trabalham na produção e controle de qualidade de alimentos de origem animal, na vigilância sanitária e epidemiológica, na produção de vacinas e em diversas outras frentes que são responsáveis pela prevenção de doenças.

 

- No Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e no Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, de 18/01/2021, no seu Anexo 1 define como trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Desta maneira, compreende médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços sociais, médicos veterinários, profissionais de educação físicas e seus respectivos técnicos e auxiliares.

 

- Mesmo que o trabalho de médicos veterinários vá muito além do atendimento clínico de animais de companhia, esta atividade também protege a saúde humana através do controle de zoonoses.

 

- Os médicos veterinários estão presentes em diversas áreas de atuação, como clínicas, hospitais, defesa sanitária, gestão de zoonoses, vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis ao contágio do novo coronavírus.

 

- Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, fica sob responsabilidade dos municípios a definição do calendário de vacinação, lembrando que primeiro será vacinado grupos prioritários como por exemplo profissionais que estão a frente do trabalho direto com a Covid-19.

 

- Desta forma, é importante cada médico veterinário acompanhar o cronograma de vacinação do seu município.

 

Certos de sua atenção quanto aos itens mencionados e em consideração aos médicos veterinários, profissionais tão nobres e importantes para a humanidade, agradecemos a oportunidade de esclarecimento.

 

Lisandra Dornelles - Presidente do CRMV-RS





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br