CRMV-RS CRMV-RS


CRMV-RS envia nota de esclarecimento à Rádio Gaúcha
09/02/2021

O programa Chamada Geral - Primeira edição, que foi ao ar na manhã desta terça-feira (9) na Rádio Gaúcha, abordou a vacinação dos profissionais da saúde. Em seu comentário, o jornalista e apresentador Antônio Carlos Macedo questionou a presença de médicos veterinários na lista dos contemplados desta categoria. Com o objetivo de elucidar o tema, o CRMV-RS enviou nota de esclarecimento ao jornalista.

 

Bom dia, Macedo.

 

A respeito do seu comentário no Chamada Geral da manhã desta terça-feira (9), gostaria de um espaço para esclarecimentos. De acordo com a Res. 218/CNS, de março de 1997, o médico veterinário é considerado profissional da saúde desde então.

 

Da mesma forma, quando iniciou a pandemia, o Ministério da Saúde convocou todos os médicos veterinários a se cadastrarem em um programa e realizarem um curso preparatório para que fossemos chamados a atuar na linha de frente, caso fosse necessário.

 

Precisamos reforçar nesse momento o conceito de saúde única, que é formado por três pilares indissociáveis, que são a saúde humana, animal e ambiental, e o médico veterinário é o único profissional habilitado a atuar nas três áreas.

 

O trabalho de médicos veterinários vai muito além do atendimento clínico de animais de companhia, mas essa atuação também protege a saúde humana através do controle de zoonoses.

 

Eles trabalham na produção e controle de qualidade de alimentos de origem animal, na vigilância sanitária e epidemiológica, na produção de vacinas e em diversas outras frentes que são responsáveis pela prevenção de doenças. Não podemos deixar de valorizar uma profissão tão nobre e tão importante para a humanidade.

 

Lisandra Dornelles - Presidente do CRMV-RS





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br