CRMV-RS apresenta proposta de cronograma de vacinação para médicos veterinários de Porto Alegre
12/02/2021

A inclusão dos médicos veterinários no cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre mobilizou o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Mesmo com os médicos veterinários fazendo parte do grupo prioritário de vacinação, o baixo volume de vacinas disponíveis faz com que seja necessária uma readequação para imunizar profissionais mais suscetíveis à contaminação em função da atividade ou da idade.

“O objetivo é que, neste primeiro momento, em função do número restrito de doses, sejam vacinados os médicos veterinários que atuam na linha de frente”, explica Lisandra Dornelles, presidente do CRMV-RS, ao citar profissionais que atuam na vigilância e inspeção sanitárias e controle de zoonoses como exemplos. A proposta foi apresentada, na manhã desta sexta-feira (12) ao diretor geral da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal da Saúde da Capital, Fernando Ritter. A reunião contou também com a presença do médico veterinário Marcelo Páscoa Pinto, da Unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde.

Como a Prefeitura de Porto Alegre ainda não dispõe de doses suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde, o escalonamento sugerido pelo CRMV-RS permite que as pessoas mais suscetíveis à contaminação sejam as primeiras a receber o medicamento, já que o grau de exposição é mais elevado, seguindo assim os critérios epidemiológicos. A partir da imunização da lista prioritária e com a chegada de mais doses de vacina, os demais seriam os próximos contemplados.

O CRMV-RS irá formalizar a proposta e encaminhá-la aos órgãos de saúde responsáveis. A ideia, segundo a presidente, é que Porto Alegre possa servir de projeto piloto para cronograma nos demais municípios que ainda não iniciaram a vacinação desses profissionais.