CRMV-RS CRMV-RS

Esclarecimentos sobre a vacinação de médicos veterinários em Porto Alegre e restante do Estado
26/03/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), representado pela presidente Lisandra Dornelles, vem a público esclarecer que:

Desde o início do processo de vacinação o CRMV-RS vem tomando todas as medidas necessárias para a garantia dos médicos veterinários. Tudo que está ao alcance do Conselho vem sendo feito conforme divulgado nas redes sociais.

É importante ressaltar que, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, há uma ordem prioritária de vacinação e cada município pode determinar seu cronograma de acordo com a disponibilidade de doses, o que dificulta ainda mais o trabalho.

Na manhã desta sexta-feira (26), havia sido acordado em reunião com a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, município que concentra o maior número de profissionais, órgão que estamos em contato desde o início do processo, que a maioria dos médicos veterinários, incluindo os clínicos, seriam contemplados com a vacina através de lista disponibilizada pelo Conselho.

Porém, na noite de hoje (26), acaba de ser expedido um ofício pelo Ministério Público do Estado que solicita que seja cumprida em Porto Alegre a decisão do Ministério da Saúde de que nesse momento só serão vacinados médicos veterinários ligados à saúde humana, o que já vem acontecendo em outras cidades do restante do Estado, o que o Conselho também tem tentado contornar a situação.

Reiteramos que o Conselho está diariamente em reuniões com gestores e secretários municipais para garantir a vacinação de médicos veterinários em todo o Estado, mas diante de mais de 497 cidades, apesar de muitas já terem realizado a imunização, o processo exige calma e paciência.

Em relação à vacinação de médicos veterinários em Porto Alegre, conforme mensagem da presidente Lisandra Dornelles, o Conselho entrará imediatamente em resposta ao Ministério Público.

Para mais informações, confira o vídeo completo da presidente Lisandra Dornelles (https://bit.ly/39lz2NE) com todas as orientações e ações que o CRMV-RS vem fazendo incansavelmente desde o início da vacinação. Contamos com o apoio dos colegas nesse momento.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006