CRMV-RS segue sem resposta da Secretaria de Saúde de Canoas para normatizar requisição de medicamentos em clínicas e hospitais veterinários destinados ao tratamento da covid
30/03/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) tenta contato com a Secretaria de Saúde de Canoas desde a sexta-feira passada (26/3), assim que tomou conhecimento da publicação do Decreto 101.

O documento determina a requisição administrativa de medicações em clínicas médicas e veterinárias e agropecuárias da cidade. Essas medicações são necessárias para a intubação de pacientes que necessitam de ventilação mecânica em leitos de UTI, por dificuldades respiratórias para garantir o tratamento de pacientes graves de covid-19 internados em unidades de terapia intensiva, diante da escassez de medicamentos do chamado kit intubação.

De acordo com a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, o objetivo do CRMV-RS, ao formalizar o empréstimo de medicamentos e equipamentos, é estipular regras que garantam estoque mínimo, definam os termos de reposição do estoque e de devolução dos equipamentos, de forma que não também que não haja prejuízo no atendimento aos animais.

“Queremos retomar o trabalho que desenvolvemos no ano passado, quando a mesma medida foi adotada e o Conselho contribuiu na formulação conjunta de um regramento para esses empréstimos”, pontuou. A presidente afirma que não teve retorno para os contatos telefônicos feitos e mensagens de whatsApp enviadas ao secretário da Saúde de Canoas, Maicon Lemos.

Saiba mais sobre a requisição administrativa: http://bit.ly/3rx5iE3.