CRMV-RS será acionado caso Canoas requisite aparelhos e medicamentos de uso veterinário
31/03/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) será contatado para acompanhar o processo de empréstimo de medicamentos e equipamentos de uso veterinário caso a Prefeitura Municipal de Canoas necessite requisitá-los. A garantia foi dada à presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, em ofício remetido pelo secretário municipal da Saúde de Canoas, Maicon Lemos.

A resposta veio após diversas tentativas de contato da presidente que não haviam sido retornadas. “Todos estão dispostos a ajudar neste momento de crise, mas é preciso regulamentar esses empréstimos, garantindo estoque mínimo para os veterinários para que também não haja prejuízo no atendimento aos animais”, destaca Lisandra.

A presidente se refere ao decreto 101, publicado pelo Município, que determina a requisição administrativa de medicações em clínicas médicas e veterinárias e agropecuárias da cidade, itens necessários para a intubação de pacientes que necessitam de ventilação mecânica em leitos de UTI no tratamento da Covid-19.

Além do estoque mínimo, Lisandra destaca também a importância de definir os termos de reposição do estoque e de devolução dos itens que forem requeridos. De acordo com o secretário, ainda não houve processo de requisição aos estabelecimentos veterinários e que, se isso ocorrer, seguirão o processo de parceria estabelecido com o CRMV-RS em 2020.