Médicos veterinários falam sobre programa de pós-graduação Animal Services nos Estados Unidos
06/04/2021

As atividades de “Animal Services” nos Estados Unidos estão ligadas ao salvamento, proteção e manejo de animais em perigo, vítimas de maus tratos ou desastres naturais em diversos territórios do país. Oferecido pela Southern Utah University (SUU), o programa de pós-graduação em Animal Services faz parte de um plano lançado em todo território norte-americano que visa, entre outras questões, ampliar a formação de profissionais qualificados na área, revisar a legislação local relacionada aos direitos dos animais, do bem-estar animal e dos abrigos.

Ainda, o programa do governo visa captar recursos para campanhas de informação, infraestrutura, manutenção e integrar a comunidade em ações como campanha de adoção e voluntariado, bem como criar um banco de profissionais prontos para atuar em nível nacional. O curso é financiado pelo governo de Utah e a seleção dos alunos é feita pelas comprovações do currículo, experiência profissional e proficiência na Língua Inglesa.

O médico veterinário Álvaro Arteche realizou o curso com foco nos cavalos mustangue selvagem que vivem na região oeste do Estado de Utah. “Coloquei minhas ideias com base nos programas oficiais do Governo de Utah e pude aprofundar meu conhecimento em relação às diferentes atividades desenvolvidas pelos governantes sobre o manejo geral do veterinário dos mustangues”, conta Arteche, da comissão de Ética e Legislação do CRMV-RS. A médica veterinária Elida Monticelli, esposa de Arteche, também realizou o curso de Animal Services, com ênfase em cães e gatos abandonados e o impacto causado ao meio ambiente e à fauna silvestre e urbana.

Após a conclusão do programa em Animal Services, os médicos veterinários hoje fazem parte da lista de profissionais habilitados legalmente nos Estados Unidos para atender ao chamado, tanto dos governos estaduais quanto Federal, para atuar nas diferentes áreas abrangidas pela atividade. Arteche explica que as ofertas de trabalho já começaram a aparecer: “existe uma carência muito grande de profissionais habilitados e com conhecimento geral e específico desempenhar as atividades aqui”.

Ficou interessado? Acesse o site da universidade https://www.suu.edu/ ou os contate pelo e-mail: admissions@suu.edu.