Assembleia Legislativa apoia pedido do CRMV para vacinação dos médicos veterinários como profissionais da saúde
06/04/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) entregou nesta terça-feira (6) ofício ao Governo do Estado pedindo a inclusão dos médicos veterinários como profissionais da saúde no cronograma da vacinação contra a Covid-19. A reivindicação feita pela presidente da entidade, Lisandra Dornelles, ao governador Eduardo Leite foi intermediada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB). Em março, o Parlamento, através da presidência, encaminhou documento ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçando o pedido do Conselho.

A reivindicação se dá pela necessidade da vacinação destes profissionais contra a Covid-19 considerando a importância da categoria para a saúde pública. Gabriel reforça que os médicos veterinários são os únicos profissionais habilitados a atuar nos três pilares da saúde única - a saúde humana, a ambiental e a animal. “Além dos profissionais que atendem pequenos e grandes animais, a categoria é responsável por garantir que os produtos de origem animal cheguem à mesa das pessoas com qualidade e segurança”, explica o presidente.

Segundo o CRMV-RS, a Resolução 218 do Conselho Nacional de Saúde considera médicos veterinários profissionais da saúde e, por esse motivo, com direito a receber a vacina contra o coronavírus dentro de um escalonamento de prioridade definido pelo Plano Nacional de Imunização e critérios elencados pelos governos estaduais e municipais. "Estamos negociando individualmente com as 497 secretarias municipais da Saúde do estado, já que muitas desconhecem o reconhecimento dos veterinários como profissionais de saúde desde 1997 por legislação federal. Esperamos que o comprometimento do governador Eduardo Leite em auxiliar esta tarefa tenha efeito logo e nos ajude a incluir a categoria na vacinação de profissionais de saúde", disse a presidente Lisandra.

*Por Juliane Soska - Agência de Notícias Assembleia Legislativa

Foto: Joel Rosa