Governador Eduardo Leite se compromete em reforçar luta para reconhecer médicos veterinários como profissionais da saúde
07/04/2021

A luta do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) pelo reconhecimento dos médicos veterinários como profissionais de saúde ganhou um reforço importante. Em audiência com a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, o governador do Estado, Eduardo Leite, comprometeu-se em auxiliar a autarquia na tarefa diária de comprovar a classificação da categoria no rol de profissionais de saúde. A dirigente informou ao governador que tem feito contato com cada uma das 497 secretarias da saúde dos municípios gaúchos para elucidar que a Resolução 218/97 classifica os médicos veterinários como profissionais de saúde.

Lisandra explicou ao governador que o desconhecimento das áreas de atuação dos médicos veterinários – são mais de 80 com foco na saúde das pessoas, dos animais e do ambiente - tem sido impeditivo para a categoria receber a vacina contra a Covid-19, assim como estão sendo vacinadas todas as outras profissões da área da saúde.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul tem buscado, diariamente, a garantia de imunização da categoria, assim como estão sendo vacinados profissionais da saúde de outras áreas. Eduardo Leite recebeu da presidente do CRMV-RS todos os documentos relativos aos contatos feitos com as diferentes esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário, como Ministério Público, Assembleia Legislativa e prefeituras, por exemplo. O dossiê também continha o ofício enviado ao próprio governador, em 16 de março, com os primeiros relatos desta batalha, que tem se intensificado a cada dia.