CRMV-RS alerta sobre riscos de negar a segunda dose de vacina da Covid-19
14/04/2021

Ao tomar conhecimento de que os médicos veterinários do município de Engenho Velho tiveram a segunda dose da vacina CORONAVAC negada pela Secretaria de Saúde, por solicitação do ministério público, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, encaminhou ofício nesta quarta-feira (14) à Promotoria de Justiça responsável para esclarecer o fato.

No documento, a presidente enfatiza que a segunda dose da vacina não pode ser negada de maneira alguma à nenhum cidadão, tendo em vista o cenário atual de escassez de vacinas no qual vivemos. O gestor que se negar a dar continuidade ao processo de imunização pode cometer um crime contra a saúde pública, pois além de não haver comprovação científica da eficácia de aplicação dessa segunda dose em tempo superior ao preconizado pelo estudo existente, o que coloca em risco a imunização do paciente em questão, pode-se levar ao desperdício da dose utilizada na primeira aplicação, além do fato de não sabermos os riscos de se ter uma parcela da população subvacinada.

O CRMV-RS reafirma seu compromisso com a vacinação dos médicos veterinários e, acima de tudo, com a saúde geral da população, e seguirá atento para reforçar isso aos órgãos responsáveis pela imunização em todo o Rio Grande do Sul. O texto na íntegra pode ser conferido no link https://bit.ly/2PUoLlp.