Médica Veterinária é a primeira mulher a atingir o posto de Coronel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada
04/05/2021

A primeira mulher a atingir o posto de Coronel, dentre todas as Grandes Unidades subordinadas à 3ª Divisão de Exército (3ª DE), é a médica veterinária Patrícia Luiza Wisniewsky, natural de Santa Rosa. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria em 1994, Patrícia também possui especialização em Inspeção de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (MG) área em que atuou a maior parte da carreira.

A Coronel Patrícia ingressou no Exército no ano de 1995, após ter realizado o concurso para a Escola de Administração do Exército, atualmente Escola de Formação Complementar do Exército em Salvador-BA. “A Divisão de Veterinária do exército havia sido extinta em 1974 e, assim que foi reativada, prestei concurso e fui admitida”, declarou. Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi a ida para a Missão de Paz no Haiti entre os anos de 2014 e 2015, onde conta que viveu muitas emoções.

Atualmente, ela está lotada como Coronel na função de chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, na cidade de Santa Maria-RS, posto mais alto da carreira que assumiu desde o final de abril deste ano.

"Com 26 anos de serviço militar completados em abril deste ano, sempre fui tratada com muito respeito e igualdade", conta a Coronel, que teve o 5º Batalhão de Suprimentos em Curitiba-PR como sua primeira Organização Militar.