CRMV-RS CRMV-RS

CRMV-RS envia oficio à Promotoria sobre vacinação de médicos veterinários em Engenho Velho
02/06/2021

Após o episódio na cidade de Engenho Velho, na qual 10 pessoas, entre elas 3 médicos veterinários, tiveram a segunda dose da vacina negada, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, enviou ofício à Promotoria de Justiça de Constantina, que responde pelo município, solicitando a reversão imediata da decisão, conforme notícia publicada em nosso site (https://bit.ly/3wOUWCs).

Também para reforçar a demanda, a dirigente solicitou, em reunião no mês de maio na Assembleia Legislativa do Estado, medidas urgentes para solucionar a negativa da segunda dose que vem ocorrendo em alguns municípios. A presidente enfatizou ao procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, que a segunda dose não pode ser negada de maneira alguma a qualquer cidadão, tendo em vista o cenário atual de escassez de vacinas no qual vivemos, conforme consta em nosso site (https://bit.ly/3idd8kY).

Diante do fato, o Conselho recebeu nesta segunda-feira (31) resposta ao ofício enviado à Promotoria de Justiça de Constantina, representado pela Promotora Cláudia Maria Cezar Massing. No documento, é afirmado que "portanto, não havendo legislação específica quanto ao caso em tela, a escolha quanto a aplicação ou não, das segundas doses aos profissionais médicos veterinários que já receberam as primeiras, é de deliberação e faculdade do próprio gestor municipal."

Sendo assim, o CRMV-RS irá oficiar novamente os envolvidos, visto que, a negativa da segunda dose aos profissionais que já tomaram a primeira, além de acarretar em desperdício, não pode ser negada pois prejudica a eficácia da imunização. O Conselho seguirá atento e tomando as providências cabíveis em relação à vacinação contra a COVID-19.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006