CRMV-RS CRMV-RS

CRMV-RS alerta para necessidade de manter vacinação antirrábica em dia em animais de criação e de estimação
26/06/2021

O aumento de focos de raiva herbívora em municípios gaúchos, doença transmitida por morcegos hematófagos contaminados especialmente a rebanhos bovinos, reforça a importância de manter a vacinação antirrábica em dia, não só de animais de criação, mas também dos de estimação. O alerta é do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), que adverte para a gravidade da doença, que pode ser letal.

Outro cuidado importante, orienta o CRMV-RS, é que os criadores não adotem qualquer medida de controle por conta própria. Se houver necessidade de qualquer ação, ela deve ser tomada pelos órgãos oficiais responsáveis. Os morcegos são fundamentais para o ecossistema, pois são polinizadores, dispersores de sementes e controladores de pragas, mantêm a biodiversidade dos locais que habitam em equilíbrio. Portanto, somente profissionais da inspetoria ou do escritório de defesa agropecuária do município estão aptos para fazer a captura, pois sabem diferenciar as espécies e identificar quais são os morcegos envolvidos na transmissão da doença, que também pode acometer animais de estimação.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006