CRMV-RS
CRMV-RS


CRMV-RS lança campanha Medicina Veterinária é saúde única: o médico veterinário também cuida de você
07-07-2021

Nos últimos tempos, o termo One Health ou Saúde Única vem ganhando cada vez mais espaço dentro das discussões científicas, especialmente num momento em que é preciso unir esforços para superar uma pandemia. E a Medicina Veterinária, como profissão da área da saúde, atua nos três pilares desse conceito que integra saúde humana, animal e ambiente. Com o objetivo de destacar a importância da atuação dos médicos veterinários para promoção da Saúde Única, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) lança a campanha Medicina Veterinária é saúde única: o médico veterinário também cuida de você. “O médico veterinário é o único profissional habilitado a atuar nos três pilares indissociáveis da Saúde Única: saúde humana, animal e ambiental”, afirma a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles. 

 

O médico veterinário Fernando Spilki destaca a importância da atuação dos médicos veterinários na saúde humana, especialmente em momentos de pandemia. “Primeiro no auxílio ao enfrentamento, no diagnóstico, na pesquisa e nas atividades de vigilância sanitária”. Spilki, que é um dos responsáveis pelo estudo Immuneshare MCTI para tratamento de pacientes com sintomas leves de Covid-19, diz que o trabalho do médico veterinário também é importante para o futuro, pois “sua atuação em medicina da conservação é essencial para a busca de novos possíveis patógenos em animais silvestres, prática fundamental para evitar a introdução de novos vírus na espécie humana”, complementa. 

 

Além da atuação crucial em momentos de crise como o que estamos vivendo, o trabalho do médico veterinário no fomento à Saúde Única tem várias frentes. Talvez você não saiba, mas o médico veterinário cuida de você toda vez que vacina um cão, gato, ou um animal de produção evitando que eles adoeçam de zoonoses graves como a Raiva, Leptospirose e Brucelose. Ele cuida de você quando inspeciona alimentos de origem animal que consumimos todos os dias, como carne, peixe, queijo, leite, ovos e mel. Ou quando atua como responsável técnico nos supermercados, inspecionando e promovendo condições higiênico-sanitárias ideais para garantir a qualidade dos produtos de origem animal. Como fiscais agropecuários em aeroportos, portos e rodovias fiscalizando e inspecionando produtos e subprodutos de origem animal, assim como o controle do trânsito de animais. Quando atua na fiscalização e inspeção em frigoríficos e observa todas as etapas de produção: abate, processamento, armazenamento da carne e qualidade sanitária.

 

A campanha conta com a participação de médicos veterinários de diversas áreas e especialidades e seus respectivos relatos sobre a forma como o trabalho deles é essencial para a prática da Saúde Única, cuidando não só dos animais, mas dos humanos também.





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - B. Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br