CRMV-RS alerta: Não compre peixes ameaçados de extinção!
17/04/2019

Diversos peixes nativos estão ameaçados de extinção no Rio Grande do Sul. Espécies como bagre, tubarão-martelo, cação-anjo (popularmente chamado filé de anjo), raia-viola, garoupa, dourado e surubim são protegidas por lei e, quando provenientes da pesca na natureza, não devem ser comercializadas ou consumidas.

É importante sempre saber a origem do produto, pois só assim você estará colaborando com a continuidade da existência deles. Para facilitar a identificação, as Comissões Assessoras Conselho de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) prepararam uma lista com o nome, grau de ameaça no Estado e a ilustração de cada espécie. Caso encontre algum desses peixes oriundos da pesca ilegal à venda, é preciso denunciar à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), no site https://www.sema.rs.gov.br/denuncias.