CRMV-RS solicita garantia de vacinação de médicos veterinários contra a gripe à Secretaria de Saúde do Estado
22/04/2019

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do Estado nesta segunda-feira, 22 de abril, pedindo garantia de vacinação de médicos veterinários contra a gripe.

O documento, assinado pela presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, e direcionado à secretária Arita Bergmann, reforça que os profissionais da área estão incluídos no grupo-alvo da segunda etapa, que teve início nesta segunda, 22, e solicita que todos os postos do Estado disponibilizem a vacina. Para ter direito, basta apresentar a carteira de identidade profissional.

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 08 de outubro de 1998, a Medicina Veterinária faz parte do rol de profissões da área de saúde.

Os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos em atividades que vão desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença. A escolha dos grupos prioritários que recebem a vacina gratuitamente segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, reafirma a importância e a necessidade da vacinação do médico-veterinário, principalmente em razão da origem das gripes suínas e aviárias, que podem colocar em risco a saúde do profissional.
Caso haja recusa em oferecer a dose da vacina, é possível denunciar na Ouvidoria do SUS, pelo número 136, ou na Secretaria de Saúde do município.

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS com informações do CFMV

Fotografia: Rafaela Santos/CRMV-RS