CRMV-RS CRMV-RS

Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul tem o apoio do CRMV-RS
23/04/2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS) participou da instalação da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul e também da formalização do pedido de auditoria do Mapa para tornar o Estado livre de febre aftosa sem vacinação. O ato foi realizado nesta segunda-feira, dia 22, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A Frente é uma proposição do deputado Ernani Polo (PP), com apoio de diversas entidades representativas do setor.

Em sua manifestação, o deputado Ernani Polo afirmou que a Frente tem como objetivo fazer uma interlocução entre entidades, governos federal e estadual e Câmara Federal, no sentido de avançar para a meta da elevação do status sanitário do Estado. Ainda de acordo com o parlamentar, a Frente se justifica pela exigência cada vez maior dos mercados mundiais, no que se refere à qualidade e sanidade alimentar.

Ernani Polo adiantou que a Frente Parlamentar trabalhará pelo avanço do status sanitário animal de um modo geral, intensificando ações e fortalecendo algumas que já estão em curso, como a busca de tornar o Rio Grande do Sul um estado livre de febre aftosa sem vacinação e também na busca pelo status de estado livre do morno sem a necessidade do exame. Segundo o parlamentar, mesmo sabendo que esta é uma decisão técnica, busca-se com a Frente, através da interlocução política, auxiliar e viabilizar as condições técnicas necessárias.

“O Rio Grande do Sul é exportador por excelência de proteína animal e, através de um trabalho da Secretaria Estadual da Agricultura nos últimos anos, foram desenvolvidas em conjunto com entidades e Ministério da Agricultura, para buscar a elevação do status sanitário animal, e equiparar o Rio Grande do Sul ao estado de Santa Catarina, visando também que o Estado possa se tornar zona livre de febre aftosa sem vacinação”, destacou.

Por sua vez, o secretário da Agricultura, Covatti filho, entregou um documento ao superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, solicitando a auditoria do MAPA, para o segundo semestre deste ano, para verificar a condição sanitária do estado, visando a possibilidade da retirada da vacinação contra febre aftosa.

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS e Agência de Notícias ALRS.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006