CRMV-RS e Secretaria da Agricultura unem esforços em prol da sanidade dos rebanhos
23/04/2019

Uma força-tarefa começa a ser formada para destacar a importância de notificação de doenças que ocorrem nos rebanhos. Uma reunião entre representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizada nesta segunda-feira, dia 22, deu a largada à formação de um Grupo de Trabalho que pretende orientar produtores e profissionais envolvidos. A ideia é convidar também as secretarias estaduais da Saúde e do Meio Ambiente, o IBAMA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre outros. “Essa rede de informações e orientação ajudará a entender a evolução epidemiológica e, por consequência, facilitará o controle de doenças”, destaca a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles.

Obrigações Sanitárias
Guia de Trânsito Animal (GTA)
Documento oficial OBRIGATÓRIO para o trânsito dos animais, utilizado em todo o território nacional, contendo informações de origem e destino, condições sanitárias e a finalidade do transporte. Antes do carregamento dos animais, o produtor deverá emitir a GTA em uma unidade local da Seapdr ou pela internet, através do sistema (SDA).

Declaração anual de rebanho
O produtor rural deve atualizar seu cadastro de rebanho anualmente até 31 de maio junto à Inspetoria de Defesa Agropecuária.

Febre Aftosa
Maio - todo o rebanho de bovinos e búfalos.
Novembro - bovinos e búfalos até 24 meses.
Brucelose
Vacinação única de fêmeas entre 3 e 8 meses de
idade.
Raiva
Mediante indicação da Inspetoria.

Piolheira ovina
Tratamento anual obrigatório de 01 de março a
15 de abril para todos os ovinos.

Produtor rural
Sua participação é muito importante para garantir a sanidade do rebanho gaúcho:

Revise seu rebanho rotineiramente;
Mantenha o cadastro da propriedade e do rebanho atualizados na Inspetoria Veterinária;
Mantenha as vacinas obrigatórias em dia
Denuncie irregularidades praticadas por terceiros, como pessoas que possam movimentar animais de forma ilegal (sem GTA) ou realizar abate clandestino. A denúncia pode ser feita de forma anônima;
Colabore com o Serviço Veterinário Oficial nas ações de vigilância realizadas em sua propriedade rural. Todas as nossas ações visam ao bem da população e à sanidade dos rebanhos.
Quando observar animais babando, mancando, com feridas na boca, patas e/ou tetos, sintomas hemorrágicos, respiratórios ou nervosos e mortalidades, comunique à Inspetoria imediatamente, mesmo que você não seja o proprietário.

Seapdr: (51)3288-6200
WhatsApp: (51) 98445-2033